Pif paf
A aula prática do presente relatório foi realizada na indústria alimentícia Rio Branco Alimentos S.A. (Pif Paf Alimentos) no dia 25 de outubro de 2012. A professora de Processamento de Produtos de Origem Animal, Dra. Sonia Takemoto coordenou a viagem, desde a faculdade até a indústria que cedeu a aula com duração de 4 horas, os alunos participantes foram do 4º ano de Agronomia da Universidade Estadual de Goiás – UnU Palmeiras de Goiás-GO. O objetivo deste relatório é descrever as informações aprendidas na aula prática, levando em consideração a teoria ministrada pela professora na sala de aula.
2 - DESENVOLVIMENTO
A indústria visitada fica a 18 km da cidade de Palmeiras de Goiás-GO, localizada na Rodovia GO-156, Palmeiras/Campestre no Km 18 virar à esquerda e já se está na sede. A indústria cedeu alguns funcionários para acompanhar os alunos na visita, dentre eles uma engenheira de alimentos, Priscila Alcântara que desde o início se prontificou a explicar todos os processos industriais da empresa. A sede da indústria Pif Paf Alimentos está localizada no estado das Minas Gerais, Palmeiras de Goiás-GO tem um polo com o objetivo de industrializar produtos oriundos da avicultura. Conforme Priscila Alcântara, a indústria é dividida em duas áreas: Interna, onde há um controle rigoroso de higiene e as aves não tem vestígios da parte externa da fábrica; Externa, há um controle exigente do bem estar do animal. Segue abaixo os procedimentos ocorridos na visita.
Visita na parte externa da indústria
Após chegada à empresa, os alunos colocaram vestimentas na cor azul (Visitantes), uniforme próprio para visitas externas da fábrica. Pode-se observar que as roupas são bem higienizadas e os vestiários são limpos e bem localizados na indústria. Um dos primeiros processos no abate de aves na indústria é a condução dos animais do galpão para a indústria. As condições climáticas influenciam diretamente na