2 Exemplos de condutas ilícitas no marketing
CONDUTAS ILÍCITAS NO MARKETING
Caso 1: Burguer King faz Marketing de Emboscada nas Olimpíadas de 2012.
Na abertura das Olimpíadas, o Burger King lançou uma promoção com alusão aos jogos olímpicos, que levou o McDonald’s (patrocinador oficial) a denunciar à rede ao COI – Comitê Olímpico Internacional, alegando que a rede de fast food concorrente infringiu as normas comerciais do COI que protegem as marcas oficiais participantes do evento. Ainda, o Burger King utilizou a influência de Anderson Silva – garoto propaganda da marca, para divulgar a promoção no Twitter. Depois de ser notificado, o COI decidiu investigar e solicitar esclarecimentos junto ao Burger King Brasil no Brasil Promoção “Batata em Dobro” Em resumo, o Burger King divulgou que, para cada medalha conquistada pelo Brasil nos jogos, no dia seguinte o cliente terá direito a batata frita em dobro se comprar um dos três combos (pequeno, médio, grande) oferecidos pela rede.
(Imagem)No folder, a foto da batata refere-se à tocha olímpica. Também foram usadas as palavras ‘ouro, prata e bronze’, ficando claro o vínculo com as Olimpíadas.
(Imagem)A divulgação de Anderson Silva no Twitter, fazendo relacionando as medalhas do Brasil à promoção.
> Denúncia, normas do COI, legislação
Essa estratégia, de fazer uma ação para ligar-se ao evento, porém sem citá-lo e de forma não oficial (uso de imagem, palavras que fazem alusão diretas aos jogos) configura o marketing de emboscada. A legislação brasileira ainda não possui lei específica que proíbe essa conduta mas, o COI tem regras e enumerou uma série de restrições; Dentre elas, a proibição de outras associações utilizarem direta ou indiretamente os jogos para fazer atos promocionais/comerciais. Nesse caso, o marketing de emboscada praticado pelo Burger King Brasil é considerado ilícito perante a organização dos jogos olímpicos e às empresas patrocinadoras, que se sentem diretamente lesadas, pois a ação pode ofuscar ou tirar o