1º instrução apr.'.
MM.’.AA.’.LL.’. E AA.’.
São Luis – MA
Trabalho de Arq.’. Denominada Explicação do Painel da Loja de Aprendiz
“Primeira Instrução”
INTRODUÇÃO:
Pretendemos demonstrar nesta P.’. de A.’., nosso entendimento , a explicação da existência do Painel em Loja remonta aos primórdios da Maçonaria pois, com objetivo de representar os mais importantes Símbolos da Ordem o painel era desenhado a giz e carvão no assoalho dos locais onde se realizavam as sessões. O inconveniente de ter que apagar e refazê-los levou algumas Lojas a desenhá-los sobre um tapete ou um pano, expostos aos presentes, é este entendimento que pretendemos demonstrar a seguir.
Por Painel do Grau entendemos o Quadro que a Loja apresenta por ocasião da abertura dos trabalhos, existindo um para cada grau da denominada Maçonaria Azul: o da Loja e Aprendiz, o da Loja de Companheiro e o da Loja Mestre. A sua colocação na Loja indica que continua viva toda a simbologia que orienta os trabalhos dos maçons. No Painel do Grau de Aprendiz , objeto desta peça, estão desenhados os símbolos maçónicos abaixo que serão enumerados mas não detalhados, visto ser um trabalho rico, minucioso e extenso, sendo indicada uma arquitetura em separado para o estudo de cada um destes símbolos.
Nesta primeira parte da peça de arquitetura apresentarei a origem, tipos e localização do painel em loja,Apesar de haver aqui neste trabalho a minha dedicação, minha energia, e meu desejo de conhecer mais sobre a arte real, o que veremos a seguir sobre O Painel do Grau de Aprendiz, já foi amplamente pensado, escrito e explanado por vários outros irmãos, porem, a meu ver, servira de chave para a melhor compreensão e familiarização dos irmãos aprendizes, quanto às ferramentas que serão utilizadas para iniciar o desbaste da