TRABALHO DE SEXTA INSTRU O DE APRENDIZ MA OM
Aug.’. e Resp.’. Loj.’. Simb.’. Vitória Régia - Nº 504
Ven.’. M.’.
Ir.’. 1º Vig.’.
Ir.’. 2º Vig.’.
MM.’. II.’.
MM.’. IIr.’. F.’. S.’. U.’.
TRABALHO DA SEXTA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM.
Nesta instrução vamos recapitular os nossos ensinamentos sempre em busca de aprimorar nossos conhecimentos, lapidar nossa P.’.B.’., nossa Moral, nosso intelecto e nossa espiritualidade.
Dentre nossos ensinamentos no Templo lidamos com o significado simbólico dos S.’.T.’. e P.’. Estes significados nos permitem reconhecer Maçons em qualquer parte do mundo.
O S.’. “de pé e a ordem” nos lembra da promessa formal do juramento, em preferir ter a g.’. c.’. a revelar os segredos de nossa ordem.
O T.’. que correspondido com a mesma forma, é o que indica o pedido da P.’.S.’. que não se escreve e nem se pronuncia. O Aprendiz como não sabe ler e nem escrever pede a 1ª. Letra para dar a seguinte.
Esta P.’. deriva da Col.’. que, colocada a Porta do Templo de Salomão, significa FORÇA, MORAL e APOIO.
A P.’. caracteriza o primeiro grau de iniciação, a P.’.B.’. ou seja, o homem ainda em formação, ainda em fase de aprimoramento e crescimento de seu intelecto. Ou seja, como Apr.’. primeiro recebemos nossos ensinamentos para depois como P.’.P.’. poder então usá-los com sabedoria.
O Avental
O uso do Avental é obrigatório e primordial em Loja e como parte de nossas vestes, e tem dentre as suas cores, a com branca, a cor da paz que simboliza a pureza.
Também tem o significado do trabalho árduo material e intelectual, além de outros significados mais profundos, que serão conhecidos no decorrer do desbaste da P∴ B∴, ou seja, no conhecimento e aperfeiçoamento maçônico.
A Loja
Nós, Maçons, reunimos-nos e trabalhamos em L.’. que por sua vez tem a forma de um quadrilongo, seu comprimento do Or∴ Ao Oc∴, a largura do N∴ ao S∴, tendo como altura da Terra ao Céu, e a sua profundidade da