Trabalho 1 e 2 instrução do grau de aprendiz.
LOJA SIMBÓLICA REI SALOMÃO Nº 18
“Rito Escocês Antigo e Aceito”
TRABALHO REFERENTE HÁ 1º e 2º
INSTRUÇÕES NO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM
Ir.´. NUZARON COSTA DANTAS
Or:. De Rio Branco, 17 de março de 2014.
À G.·. D.·. G.·. A.·. D.·. U.·.
AUG.·. e E.·. LOJA SIMBÓLICA Rei Salomão Nº 18
Rito Escocês Antigo e Aceito
F.·.
S.·. U.·.
TRABALHO REFERENTE HÁ 1º e 2º
INSTRUÇÕES NO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM
Venerável Mestre e demais Irmãos, dando continuidade ao processo de aprendizado ao grau de aprendiz Maçom com as graças e iluminação do Grande Arquiteto do Universo, passo a descrever o que compreendi nas primeiras duas instruções do Grau de Apr.’. Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito, recebida nesta Loja.
Introdução
Após o ritual de iniciação, chega enfim o momento de viver de fato a maçonaria. Conhecê-la e aprofundar-se em seus conceitos, procurando sempre a separação da vida, atitudes e vícios do mundo profano para então dar lugar às virtudes e aos bons costumes que se esperam de um verdadeiro maçom.
Para trilhar o verdadeiro caminho que deve seguir o maçom, o ritual de aprendiz do Rito Escocês Antigo e Aceito, traz consigo cinco instruções básicas que devem ser ministradas ao Apr.’.M.’. para que o mesmo galgue pelo conhecimento e aperfeiçoamento.
Primeira Instrução
A primeira instrução começa com a apresentação do Painel simbólico do Grau de aprendiz, logo em seguida houve uma explanação da origem da Maçonaria, seus ensinamentos e seu objetivo.
No que absorvi da primeira instrução é que através do painel simbólico temos todos os símbolos que devemos conhecer, e que se bem decifrados tornarão fáceis e mais claras as instruções vindouras. O painel da loja nada mais é que o mapa a ser seguido pelo Apr . ´. M .´. onde devemos ser lapidados, sendo as nossas impurezas retiradas até que tenhamos uma forma mais