Segunda Instru O
Segunda Instrução
O Painel da Loja
Francisco Kaiut Alves dos Santos
Ap.: M.:
Oriente: Ponta Grossa, 08 de setembro de 2014
Segunda Instrução
O Painel da Loja
V.: M.:, Ir.: 1 Vig.:, Ir.: 2 Vig.: e demais IIr.:, dando continuidade ao processo de aprendizado ao grau de Ap.: M.: com as graças e iluminação do Grande Arquiteto do Universo, passo a descrever o que compreendi na Segunda Instrução do Grau de Aprendiz Maçom do Rito Escocês Antigo e Aceito, O Painel da Loja recebida nesta Loja.
Introdução
Como vimos na primeira Instrução, a Maçonaria ministra por meio de símbolos e alegorias, como os antigos Egípcios, para ocultar suas verdades aos olhos dos profanos, na Segunda instrução aprendemos sobre O painel da loja, no qual temos muitos símbolos e alegorias, que representam o caminho que os maçons devem trilhar, com o trabalho e com a observação para atingir o domínio de nós mesmos.
Falarei também sobre esses símbolos, alegorias e ensinamentos os quais o quadro representa. Para que, com o trabalho de aperfeiçoamento moral, transformando a pedra bruta em pedra polida, podendo assim descansar o maço e o cinzel, para empunhar outros utensílios, subindo a escada hierárquica da maçonaria.
Desenvolvimento
Então, o Painel da Loja, representa o caminho que todo Maçom deve trilhar, para que pelo trabalho e pela observação o domínio de nós mesmos, representa o verdadeiro desbastar da Pedra Bruta.
No Painel da Loja temos todos os símbolos que devem ser conhecidos para o efetivo trabalho do maçom. Com o conhecimento desses símbolos, com certeza tornarão muito mais fácil o entendimento das nossas novas instruções.
A FORMA DA LOJA é de um quadrilongo, com comprimento do Oriente ao Ocidente, largura do Norte ao Sul, profundidade da superfície ao centro da terra e com altura da Terra ao Céu. Estas medidas e extensões imensas simbolizam a universalidade da maçonaria, bem como da grandiosidade dos serviços que cada irmão maçom