1 instrução
FILIADA AO GRANDE ORIENTE PAULISTA – GOP.
COMAB – C.M.I.
Oriente de Indaiatuba – SP
PRIMEIRA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APR:.
ANSELMO FERNANDO RIZZETO
CIM Nº 21421
À GDGADU
ug Resp Loj Simb Estrela de Indaiá, 228
Peça Arquitetônica 1º instrução do Grau do Aprendiz Maçom
1. Considerações iniciais
Com a Minha iniciação à maçonaria realizada no dia 20 de fevereiro de 2014, Gostaria de apresentar aos IIr:. o que compreendi sobre a Primeira instrução de aprendiz maçom. Particularmente para mim foi uma tarefa muito complexa como aprendiz maçom. Porém, acredito que, devido a minha condição de aprendiz maçom o tema que melhor representa é desbastar a P:. B:. conseguindo transformar em uma P:. P:. deixando de lado meus defeitos e paixões da vida de profana, para a reconstrução da moral, ética perante a humanidade. E iniciar a minha subida a escada da hierarquia maçônica.
2. 1º Instrução
Vejo que a primeira instrução esta destinada a simbologia da loja, onde devo conhecer e interpretar da melhor forma possível para que possa ao longo de minha trajetória poder concretizar outros trabalhos que me serão destinados.
As dimensões da loja e sua simbologia nos mostra que o maçom não tem limite a sua caridade. Assim como o sol nasce no oriente as primeiras civilizações vieram do oriente e a doutrina trazida sobre o amor e fraternidade também vieram do oriente trazidos pelo divino mestre. Sabemos que o primeiro templo erguido por Moisés obteve a orientação do Leste para o Oeste onde simbolicamente teve também sendo erguido o templo de Salomão que dedicou a sua sabedoria em construir e dedicar o templo ao serviço de Deus. As colunas que sustentam o templo são denominadas:
1º Sabedoria, orientar o caminho a ser trilhado da vida.
2º Força, sustentar todas as dificuldades que vão aparecendo ao decorrer da vida.
3º Beleza, Enriquecer o nosso caráter e espírito.
O teto da loja