1 Instrucao Aprendiz
À A...R...L...S...
VEN... M... Ir...
IIr... 1º VIG...Ir... 2º VIG...Ir...
Caros IRMÃOS
PRIMEIRA INSTRUÇÃO - GRAU DE APRENDIZ
Primeiros passos para aquisição de ricos ensinamentos e finalidades da Maçonaria de tal forma que eu possa ser melhor, evoluir em minhas condutas e que possa sempre participar da construção de um mundo e sociedade melhores, pois acredito que o Homem é quem faz o meio e não o meio que faz o homem.
Sei que cabe a mim absorver o conhecimento revelado, me lapidar, ou seja, desbastar a pedra bruta que é desvencilhar-me dos defeitos e paixões.
Aprendi o significado e a palavra que possui sua inicial grafada na coluna ao norte da porta do Templo de Salomão: Força, Moral e Apoio, preceitos que devo seguir.
Instrumentos e utensílios de aprendiz:
A “Régua de 24” antigamente utilizadas pelos maçons operários para medir e delinear os trabalhos e os tempos e esforços a despender. Como hoje somos livres e aceitos ela nos ensina a apreciar as 24h do dia procurando ter o equilíbrio na meditação, trabalho e descanso físico e espiritual.
O Maço, instrumento importante, representa que o trabalho é uma obrigação do homem e que toda obra deverá ter a habilidade com o emprego da razão, pois assim o cérebro projetará e o coração conceberá o seu trabalho.
Com o Cinzel, dá-se forma a matéria bruta através da lapidação pela educação e perseverança; chega-se assim a perfeição atingindo-se então a iluminação da inteligência e a purificação da alma. Somente após repetidos polimentos é que se adquire esse hábito.
A...M...