RESUMO DA 1 INSTRUCAO
Vamos tentar retratar os ensinamentos da primeira instrução.
Estamos seguindo de tal modo com plena consciência, que para tornarmos homens diferenciado, precisaremos não só frequentar a loja, mais o que realmente vai permitir o nosso engrandecimento pessoal é a compreensão, reflexão e estudos aprofundados sobre tudo que envolve a maçonaria.
Entre esses estudos, que permitiram a compreensão de algumas simbologias e alegorias.
O início da jornada na busca de um ser humano mais sociável, justo, honesto e digno. Iniciava-se assim a construção do grandioso projeto de me tornar um homem melhor, desejoso de um dia possuir virtudes semelhantes a dos presentes Irmãos.
Entendi claramente, que sou uma pedra bruta, que necessita dos instrumentos e utensílios que me foram apresentados, mostrando que nosso trabalho deve ser realizado com devoção plena.
Para tanto, subindo assim a escada da hierarquia maçônica, recebemos a 1ª instrução, agora sobre a simbologia inserida no Painel Alegórico que devemos conhecer e interpretar.
Luciano
Foi muito gratificante entender que a forma da Loja, demonstrada por um quadrilongo, tendo seu comprimento do Oriente ao Ocidente, sua largura do Norte ao Sul, sua profundidade da superfície ao centro da terra e sua altura da Terra ao Céu, simboliza a universalidade da Instituição e a solidariedade do maçom.
Demostrando assim a vasta extensão para que o Maçom não tenha limites para caridade..
Sua orientação é do Oriente por vários motivos: o Sol, a gloria maior do G.’.A.’.D.’.U.’. nasce no Oriente e finda no Ocidente; do Oriente também vem a civilização e a ciência e por último, a doutrina do Amor e da Fraternidade, bem como o cumprimento das Leis também vieram do Oriente.
Representando simbolicamente o TEMPLO DE SALOMÃO, situadas e orientadas de leste para Oeste.
Joelson.....
Foi ensinado que três colunas sustentam essa Loja: a da Sabedoria, Força e Beleza.
A Sabedoria indica o caminho que devemos seguir,