Trabalho 2 Instrucao Maçonaria
A.’.R.’.L.’.S.’. COLUNAS DO RIO VERDE Nº 80
Sob os auspícios da GLEMT
2ª Instrução de Aprendiz Maçom.
Luciano Alves do Carmo AM
Orientação: Cézar Krein MM
INTRODUÇÃO DO TRABALHO 2ª INSTRUÇÃO
Tem o presente trabalho a finalidade de repassar, sucintamente, alguns apontamentos sobre a segunda instrução do grau de aprendiz maçom, onde mantemos o primeiro contato com as informações sobre a constituição alegórica da loja. Para tanto, escolhi um conceito que, na minha visão, acaba sintetizando de forma subjetiva.
A Segunda Instrução inicia com a pergunta do V.´. M.`. ao 1º Vig∴ sobre o que há de comum entre eles dois, vindo a resposta de que esse elo é “UMA VERDADE”, e que esta consiste na “EXISTENCIA DE UM GRANDE ARQUITETO, CRIADOR DO UNIVERSO, de tudo que existiu, existe e existirá”.
“Sabemos disso pois somos dotados de inteligência, e com ela discernir entre o bem do mal, a Maçonaria nos auxilia a progredir, aperfeiçoar a forma de distinguir o bem que devemos fazer do mal que devemos evitar, quando dirigida por uma moral sã.”
Ao ser iniciado, eu estava nem nu, nem vestido, despido de qualquer metal e com olhos vendados, a fim de me lembrar da ignorância a qual eu vivia antes....
Em nossa Segunda Instrução, como aprendizes, tomamos contato com mais pormenores dos símbolos que até então nos eram desconhecidas as suas significações e simbologias. O Templo Maçônico representa o Templo do Rei Salomão, que por sua vez, tomou como modelo a planta e a posição do Tabernáculo de Moisés que foi erigido no deserto para receber a Arca da Aliança e as Tábuas da Lei. A exemplo, a orientação de nossa oficina do Or∴ ao Oc∴ e de N∴ ao S∴ que representam toda a grandiosidade e compromisso de nossa Instituição com os acontecimentos da humanidade, no trabalho árduo e incessante da Maçonaria em laborar a favor do desenvolvimento do homem para sua plenitude.
A Loja Maçônica é sustentada por Três Grandes Pilares: Sabedoria, Força