Agora O Assunto S Rio
De acordo com uma pesquisa do Hospital da Clinicas de Ribeirão preto aponta que altura do sapato interfere na saúde, ou seja, eles inferem na articulação quanto mais alto o salto, principalmente se utilizados por períodos longos, maior o volume residual venoso nas pernas. O sangue que não é bombeado pelas panturilhas e não retorna ao toráx.
"O Sangue arterial rico em oxigênio e nutrientes é bombeado pelo coração dentro das artérias, que são responsáveis por irrigar o corpo e as veias têm a função de levar o sangue de volta para o coração, e dentro delas existem válvulas venosas que direcionam o sangue para cima com ajuda das bombas Plantar e da Panturrilha e o mau funcionamento das bombas ocasiona o refluxo sanguíneo em doenças venosas.
Resumindo quanto maior for o salto menos eficaz esse processo fisiológico natural do corpo, é obvio que ninguém vai ser amputado por dançar no salto e por isso reforço que é importante a escolha do salto, de um trabalho cuidadoso e consciente e um professor que possa direcionar a esse lugar.
Com o salto, os pontos de tensão do corpo durante a dança se acentuam e é preciso atenção pra identificar e ameniza-los pra não se tornar uma questão, como lesões nos pés, joelhos ou lombar.
Um exemplo prático é que o centro de gravidade do corpo é jogado para a frente, e a tendência pra compensar essa inclinação, é empinar o bumbum e jogar o tronco pra trás, ou seja uma hiper-lordose o que compromete a postura. Essa é umas das questões e pra isso ser amenizado é bom atentar pra um aquecimento adequado, alongamento e fortalecimento das musculaturas e articulações