Trabalho 4 Instrução Maçonaria
A.’.R.’.L.’.S.’. COLUNAS DO RIO VERDE Nº 80
Sob os auspícios da GLEMT
4ª Instrução de Aprendiz Maçom.
Luciano Alves do Carmo AM
Orientação: Cézar Krein MM
INTRODUÇÃO DO TRABALHO 4ª INSTRUÇÃO
A 4ª instrução se desenvolve a partir de três temas centrais, apresentando-se complementos das demais instruções apresentadas, demostrando uma transferência de aprendizado, refletindo essa instrução e uma análise de seus significados, sendo os seguintes temas
1. Da forma e dimensões do Templo;
2. Da base de sustentação do Templo;
3. Da moral Maçônica e suas aplicações.
O Templo
É quadrilongo sua altura da Terra ao Céu, estendido do “Oriente ao Ocidente”, isto é, em direção à “Luz”, sua largura é do “ Norte ao Sul” potencialidade e plenitude da manifestação e sua profundidade da “Superfície ao centro da Terra” isto demostra que praticamente não tem limites para compreender a imensa oficina que é o universo ou universo é uma imensa oficina, no qual se difundi do princípio da atividade construtiva.
Quanto as dimensões do templo, podemos considera-las a certo ponto equivalentes, tanto o Sul e o Terra (Zênite), como o Oriente, indicam o Mundo Divino dos princípios; enquanto o Norte, a Céu (Nadir) e o Ocidente representam, de diferentes modos, a manifestação e fenômenos do mundo.
Base de Sustentação
Três Grandes Colunas sustentam o Templo Maçônico; a Sabedoria, a Força e a Beleza, reafirmadas como princípio de Verdade, de Atividade e de Amor ou Harmonia. Estas três colunas representam ao Ven Mestr e ao 1° e 2° Vig, que tem assento respectivamente no Oriente, no Ocidente e ao Sul (Meio dia), onde são manifestados respectivamente os três princípios.
Em resumo a primeira, a Sabedoria, correspondente ao Ven Mestr ou seja a inteligência criadora que concebe e manifesta interiormente o plano do GADU, a Força, que corresponde ao 1° Vig, é a força volitiva (execução) que trata de realizar o que a primeira concebe, e a