GRAU 9 A DISCRI O E VIRTUDES
Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos.
Sublime Capítulo Rosa Cruz “ 11 de Novembro”
Tema do Trabalho: A DISCRIÇÃO E AS VIRTUDES.
Teste para Elevação de Grau, do Grau 9 para o Grau 14.
Síntese da evolução e colóquios.
Como ponto de partida ao se falar de Discrição e Virtudes, é salutar reconhecer o legado, a importância e fundamentos que herdamos com os alvores de nossos ancestrais até a civilização de nossos dias. Consoante a esta evolução gradual encontramos nesta senda temporal, a Maçonaria Primitiva, Operativa, Especulativa e ‘Renovada, amalgamada em seus princípios fundamentais.
Após um pálido conceito de Virtude e Discrição passando por Platão, Sócrates, entro na Maçonaria Especulativa não obstante a sua tradição, deságuo nos Graus Filosóficos não da Maçonaria Tradicional, mas sim, da Maçonaria Renovada do Rito Brasileiro. Com essa nova visão e consubstanciado nas principais virtudes que o maçom deve ter, firmo posição em oposição ao vício, a hipocrisia, a corrupção e abuso do poder que tanto flagela a nossa Sociedade. – Somos aquilo que acreditamos ser. Saliento que a satisfação do Ego de alimentar-se do falso mel se transforma aos poucos no sutil e amargo veneno, desvirtua e afasta o homem do verdadeiro caminho. – da ética, da moral e da espiritualidade.
Diante dessa rápida exposição nota-se tanto na cultura vigente – ocidental ou oriental, sintomas inconfundíveis que prenunciam sua inevitável decadência. A família sendo à base da sociedade, não foi nem é capaz de ensinar ao homem e aqui incluo o maçom a conhecer a si mesmo, pois aquele que não conhece a si mesmo como irá reconhecer um irmão. A família não foi nem é capaz de ensinar o homem a compreender; amar e respeitar o autor da Criação e as Leis que regem as manifestações do Espírito Universal; O homem não resistiu às tentações e fundiu-se na multidão anônima e assim adormecido ignora suas crenças e valores, a discrição, as suas virtudes