O templo da Razão
ORDO AB CHAO
“A Excelência do Amor Fraternal”
Excelsa Loja de Perfeição “José do Patrocínio - IV”
T V P M,
1º e 2º VVig,
VVen IIr
S
S S
REF.: RESPOSTA DO QUESTIONÁRIO DO GRAU 4
MESTRE SECRETO
1) – O que vos motivou a fazer os Graus Filosóficos? R.: A esperança de seguir um caminho que contribua para o meu aperfeiçoamento.
2) – Por que o Ir escolheu os Altos Corpos Filosóficos da Zona Norte de São Paulo – ACFZNSP, para esta missão (fazer os graus filosóficos), tão importante na vossa formação maçônica?
R.: Porque tinha boas referências através de um Ir em quem confio muito.
3) – Que benefícios pretendeis conseguir nos Graus Filosóficos? R.: Conhecer-me melhor.
4) – Qual o Rito que se pratica em vossa sua Loj Simb? Conheceis outros Ritos? Quais? R.: Na minha Loj o Rito praticado é o R E A A Sim, conheço, por exemplo, o Rito de York, Rito Adohiramita, Rito Brasileiro, Rito Moderno, Rito Schroeder, Rito Antigo e Aceito. Deixo claro que conheço apenas de ler a respeito.
5) – O que o Ir entende por R E A A?
R.: Um rito maçônico é um conjunto de procedimentos que orienta os rituais, as cerimônias, os ensinamentos e outras práticas maçônicas. Em especial o Rito Escocês Antigo e Aceito é um legado da maçonaria escocesa, segundo a Wikipédia, o R E A A dentro da Maçonaria, deriva do Rito de Heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a Escócia. Ligados ao Antigo Testamento e à lenda de Hiram. Divide os ensinamentos em 33 graus, sendo 3 simbólicos e 30 subdivididos em Perfeição, Capítulo Rosa Cruz, Cavaleiros Kadoch e Consistório.
6) – Na Iniciação e Instrução do Grau 4, fala-se da Arca da Aliança. Qual seu significado?
R.: Era uma “caixa móvel” onde eram guardados os objetos e documentos considerados sagrados.
7) – Segundo o aprendizado obtido no Grau 4, quais são os