Trabalho De Introdu O Engenharia
Templo de Kukulcán
Abril, 2015
1 INTRODUÇÃO
O Templo de Kukulcán – El Castillo – foi construído na antiga cidade de Chichén Itzá, no território pertencente ao estado mexicano do Iucatã. Seu desenho tem uma forma geométrica piramidal, conta com nove níveis ou patamares, quatro fachadas principais cada uma com uma escadaria central, e um patamar superior terminado por um templo. Esta construção seria utilizada para realização de cultos ao deus maia Kukulcán ("Serpente Emplumada" na língua maia).
O Templo de Kukulcán, principal estrutura de Chichén Itzá demonstra profundos conhecimentos em matemática, geometria, acústica e astronomia e a combinação de várias ciências vistas no comportamento das estações, as variações das trajetórias do Sol e das estrelas que ficaram registrados na construção dedicada ao deus Kukulcán.
Um aspecto surpreendente dessas grandes estruturas é a carência de muitas das tecnologias avançadas que poderiam parecer necessárias a tais construções. Não há notícia do uso de ferramentas de metal, polias ou veículos com rodas. A construção maia requeria um elemento com abundância, muita força humana, embora contasse com abundância dos materiais restantes, facilmente disponíveis. Toda a pedra usada nas construções parece ter sido extraída de pedreiras locais. Com maior frequência era usada pedra calcária, que, ainda que extraída e exposta, permanecia adequada para ser trabalhada e polida com ferramentas de pedra, só endurecendo muito tempo depois.
2 PRIMEIRA ETAPA: PENSAR
A motivação da construção da pirâmide maia “Templo de Kukulcán” foi uma motivação religiosa em sua totalidade, construir uma pirâmide que se aproximasse o máximo possível do céu e, no topo dessa pirâmide, no culme mais alto, um templo religioso que tivesse a função de realizar de cerimônias e rituais de sacrifício humano e derramamento de sangue cultuando as dividindades da civilização politeísta maia.
A sociedade maia era politeista,