RESUMO
LIVRO II – EUTERPE
HISTÓRIA,
O RELATOR CLÁSSICO DA GUERRA ENTRE GREGOS E PERSAS
FACULDADE PROJEÇÃO
Alunos: SEBASTIÃO LUIZ DE OLIVEIRA JUNIOR
Disciplina: História Antiga I – Turma: HIS 1AN
Professor: Gleideston Rodrigues dos Santos
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Heródoto
BROCA, J. Brito (tradutor).
Clássicos Ilustrados
História, O Relator Clássico da guerra entre Gregos e Persas
Ediouro, 2002.
RESUMO:
Primeiramente gostaria de enfatizar que Heródoto, nasceu em Halicarnasso no ano de 4230 do período juliano, 484 anos antes de nossa era, era Dório de extração, ilustre de nascimento.
Teve por pai Lixas e por mãe Drio, que tinham um lugar de destaque entre seus concidadãos.
Paniasis, poeta célebre, ao qual alguns escritores adjudicam o primeiro posto após Homero, embora outros o coloquem após Hesíodo e Antímaco, era seu tio por parte de pai ou de mãe; nada há de certo a respeito.
Para entendermos a transcrição trazida no livro II – EUTERPE – quando Ciro morreu, Cambises sucedeu-o no trono. Este príncipe era filho de Ciro e de Cassandana, filha de Farnaspe.
Cambises, filho dessa mulher e de Ciro, dispôs-se a marchar contra o Egito com as tropas dos seus estados, às quais juntara as dos Iônios e as dos Eólios, por ele considerados escravos do pai.
Os Egípcios, antes do reinado de Psamético, julgavam-se o povo mais antigo da terra.
Os Egípcios confessaram-se vencidos e concluíram dessa experiência serem os Frígios mais antigos do que eles.
TRANSCRIÇÕES DE CITAÇÕES MAIS IMPORTANTES:
Os Egípcios foram os primeiros a estabelecer a noção de ano, dividindo este em doze partes, segundo o conhecimento que possuíam dos astros. Parecem-me eles nisso muito mais hábeis do que os Gregos, que, para conservar a ordem das estações, acrescentam ao começo do terceiro ano um mês intercalado, enquanto que os Egípcios fazem cada mês de trinta dias, acrescentando há todos os anos cinco dias