vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização
Desde o nascimento e durante todo o seu desenvolvimento os indivíduos mantêm vínculos com as pessoas, grupos, partidos políticos, instituições, etc.
A psicologia, sociologia e filosofia apresentam as bases teóricas da visão contemporânea que abordam os vínculos dos indivíduos com a organização e com o trabalho.
Diante das variações de natureza fiscal, social, estrutural, poítica e econômica qualquer pessoas pode ter percepções, sentir afeto ou ainda contruir intensões sobre o trabalho. Podendo haver diferenças entre indivíduos ou grupos durante o período de adaptação as atividades laborativas.
A satisfação profissional tem exercido sobre os estudiosos tanto da Psicologia Organizacional e do trabalho quanto dos gestores do comportamento organizacional. Essas investigações enfocam que os gastos envolvidos com a força de trabalho podem ser reduzidos, aumentando os lucros, produtividade, diminuindo a taxa de absenteísmo isto é, desde que os líderes mantenham seus liderados satisfeitos.
Estudos revelam que o trabalho e as condições em que ele é realizado podem influir sobre o bem-estar e a saúde de cidadãos sendo importante também a relevância de vínculos saudáveis no ambiente de trabalho para uma vida saudável diante dos familiare e do social.
Há evidências que apontam que pessoas com níveis de contentamento no ambiente de trabalho são as que menos planejam sair das empresas, que tem menos faltas, melhor desempenho e maior produtividade dentro da organização. Essas vantagens dentro da empresa estão ligadas a chefia, colegas, salário, promoções e o próprio trabalho em si.
Resultados de pesquisas têm revelado ainda que a satisfação, envolvimento e comprometimento entre os empregados apresentam níveis significativos tanto para a organização quanto para os empregados.
Envolvimento com o Trabalho
Diante das perspectivas psicológicas, o significado do trabalho e a adequação da supervisão