Resenha do texto "Vínculos do Indivíduo Com o Trabalho e Com a Organização"
ELISA FARIA DE OLIVEIRA SOBRINHO
RESENHA REFERENTE AO TEXTO: “VÍNCULOS DO INDIVÍDUO COM O TRABALHO E COM A ORGANIZAÇÃO”.
Resenha do texto apresentado na disciplina de Psicologia do Trabalho e dos Processos Organizacionais ministrada pela docente Ana Augusta Moreira.
NATAL, RN
2013
SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; JÚNIOR, Sinésio Gomide. Vínculos do Indivíduo com o Trabalho e com a Organização. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE J. E.; BASTOS, A. V. G. (orgs.) Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: editora Artimed, 2004. Cap. 09, p. 300-328.
Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização
O homem, como ser social, está sempre estabelecendo vínculos, seja com pessoas, ideais e/ou lugares. O texto em questão relaciona bases teóricas da sociologia, psicologia e filosofia ao vínculo formado por algumas pessoas com o seu ambiente de trabalho, expondo, também, suas consequências.
O envolvimento do indivíduo com o trabalho, para os administradores, é essencial, pois a satisfação profissional atingida, que normalmente acontece quando o indivíduo vê o trabalho como virtude ou sinônimo de independência, por exemplo, é sinônimo de comprometimento (que pode ser de caráter normativo, onde a relação se torna uma obrigação moral; afetivo, onde há a vontade de fazer parte daquela organização; e, por fim, calculativo, onde há a necessidade de permanecer naquela organização visando manter seu padrão de vida, por exemplo) que influencia diretamente em sua produtividade e resulta em remuneração, esse ciclo compõe o tipo de relacionamento entre o empregado e seu emprego, uma relação de troca.
Ao pensarmos no tempo que investimos trabalhando, chegamos à conclusão que é a maior parte das nossas vidas, o que, além de influenciar positivamente na pessoa que somos e que nos formamos, como, por exemplo, nos fazendo desenvolver um senso de responsabilidade, nos ensinando o seu valor,