Resumo psicologia
• a constituição biológica, que influencia nas manifestações do temperamento;
• os aspectos psicológicos propriamente ditos, que se revelam mediante a estruturação da sua personalidade; dos recursos cognitivos que utiliza para compreender e solucionar problemas;
• os aspectos sociais, que se referem às condições históricas, sócio-econômicas e culturais que também condicionam a maneira como a pessoa interpreta o contexto em que vive.
Segundo Moreira (1994) as palavras são representações simbólicas de idéias concretas e abstratas; conforme o indivíduo se desenvolve, interpreta de forma diferente o sistema lingüístico da sua comunidade. Concluímos, portanto, que a linguagem é um dos elementos imprescindíveis para que possamos interagir com os demais, sofrendo e exercendo influência mutuamente sobre as pessoas com as quais convivemos.
A formação acadêmica é um dos agentes socializadores mais valorizados pelos grupos sociais; é a responsável pela complementação do processo educativo fornecido pela família e também deve preparar a pessoa para o mercado de trabalho. Espera-se que o indivíduo seja capaz de conviver com os demais de maneira adequada e também que possa revelar sua capacidade de aprender e tornar-se um membro socialmente produtivo.
Segundo Bock (Bock et all. 1988, p.110) “percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que ele apresenta e que nos possibilita ter uma impressão dele”. Deste processo depende o desenvolvimento da nossa auto-estima e auto-confiança e tal condição poderá facilitar ou dificultar o aprimoramento das nossas potencialidades.
O trabalho é outro agente socializador que permite exercer uma profissão possibilita a sobrevivência, o desenvolvimento da capacidade de gerir a própria vida e a possibilidade de participar efetivamente da sociedade em que vivemos.
O primeiro grupo social do qual fazemos parte é nossa família (biológica ou não). É em função do processo de