Resumo de Psicologia
PSICOLOGIA
PROFESSOR: FABIO GIOGIO SANTOS
Resumo de Psicologia
SALVADOR
2015
RESUMO DE Psicologia
Behaviorismo
PALAVRA: O Behaviorismo, do termo inglês behaviour ou do americano behavior, significando conduta, comportamento.
CONCEITO: é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxais teorias sobre o comportamento, dentro da Psicologia. Estas linhas de pensamento só têm em comum o interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra ‘comportamento’. Os ramos principais desta teoria são o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.
METODOLOGIA: Este termo foi utilizado por Watson, em 1945, se referindo a proposta de ciência do comportamento dos neopositivistas, de grande influência nas idéias dos behavioristas norte-americanos da primeira metade do século XX. O behaviorismo metodológico de S. S. Stevens entende o comportamento apenas como respostas públicas dos organismos. A questão da observabilidade é central. Somente eventos diretamente observáveis e replicáveis seriam admitidos para tratamento por uma ciência, inclusive uma ciência do comportamento.
ORIGEM: Em 1913, foi publicado um artigo com o nome “Psicologia: como os behavioristas a veem” da autoria do psicólogo estadunidense John Watson (reconhecido como pai do Behaviorismo Metodológico). Mais tarde, em 1914, na obra de 1914 intitulada Behavior, Watson abordou mais uma vez o conceito de psicologia do comportamento. Watson se baseou em teorias e noções de vários pensadores e autores como Descartes, Pavlov, Loeb e Comte. behaviorismo (filosofico): Consiste na teoria analítica que trata do sentido e da semântica das estruturas de pensamento e dos conceitos. O behaviorismo filosófico analisa os estados mentais intencionais e os estados mentais representativos, relacionando diretamente o pensar e o agir, estabelecendo esse