Vínculos do Indivíduo com o trabalho e com a Organização
Introdução
O Indivíduo ao longo de sua existência estabelece diferentes vínculos com as pessoas, grupos, instituições, partidos políticos, ideologias, objetivos ou locais geográficos dentre outros. Explicar como esses vínculos se formam é um desafio para estudiosos no assunto. Conceitos foram criados para representar a gama altamente variada de reações capazes de desencadear percepções, afetos, intenções e ações diferenciados nos trabalhadores com relação ao seu trabalho e a organização. Inúmeros estudos verificam que relações positivas e significativas entre satisfação com o trabalho e comprometimento organizacional apresentam conceitos psicossociais ancorados em uma compressão diferenciada de acerca de ligações com o trabalho e organização.
Vínculos com o Trabalho
Durante as décadas de 60 e 70 ocorrem mudanças significativas na compreensão de fatores que poderiam influenciar resultados organizacionais advindos da força de trabalho. Satisfação e envolvimento com o trabalho dominaram a pesquisa. Usados para medir o nível de produtividade e desempenho esses fatores ofereceram um alargamento da compreensão do comportamento humano no trabalho.
Satisfação no trabalho
Resultado ou uma consequência de experiências pessoais no meio organizacional que se irradiam para vida social, podendo representar um forte indicador de influência do trabalho na saúde mental, de relação entre trabalho e de vínculos afetivos pessoais, um estado emocional positivo ou de prazer resultante de trabalho.
Esse conjunto de argumentos para justificar a relevância de satisfação no trabalho não reflete a preocupação com afetividade e a competividade organizacionais, mas a concepção social segundo a qual o trabalhador satisfeito com seu trabalho pode se tornar uma pessoa com mais possibilidades de ser um cidadão integrado à sociedade, a sua família e apresentar melhores índices de bem-estar