Automação Industrial
PIC - Microchip
Bento Alves Cerqueira Cesar Filho - R 1.4 - Mai/09
1/103
INSTRUÇÕES ASSEMBLER
Introdução
Através das Instruções o código-fonte pode executar as funções determinadas pelo programador para controlar o sistema externo de acordo com o projeto.
A Instrução Assembler é formada por uma série de palavras (mnemônicos) que traduzem a função a ser realizada. Normalmente, cada fabricante desenvolve seu próprio conjunto de instruções que tem aplicação exclusiva nos seus componentes, sem nenhuma compatibilidade com outros fabricantes. Para o programador, cabe estudar cada instrução no seu formato, função e aplicação de acordo com o controlador empregado no projeto. É claro que, se existem vários projetos de aplicação desenvolvidos por uma única empresa, esta optará pelo uso de um só fabricante de controlador por uma simples questão de custo/investimento na educação dos programadores para a linguagem de programação (conjunto de instruções) e características de intercambio de programas ou trechos de programas em aplicações diversas.
No geral, entre os diversos controladores existentes no mercado, a função que se deseja realizar com uma instrução em qualquer dispositivo não altera, apenas o nome da instrução (mnemônico) é que sofre uma alteração. Para o nosso caso, serão utilizadas as instruções da família PIC – Microchip, que reúne um conjunto de 37 instruções aplicadas em controladores de 8 bits (Mid Range MCU).
Bento Alves Cerqueira Cesar Filho - R 1.4 - Mai/09
2/103
Índice de Instruções
As instruções são agrupadas em três categorias básicas de aplicação:
INSTRUÇÃO ORIENTADA A BYTE (BYTE-ORIENTED OPERATION)
MNEMONICO
DESCRIÇÃO
CM
STATUS
PÁG.
ADDWF
Soma o valor contido em W com valor contido em F
1
C, DC, Z
*
ANDWF
Operação AND (E) entre o valor contido em W e valor contido em F
1
Z
*
CLRF
Coloca valor 0 (zero) no registro F
1
Z
*
CLRW
Coloca