Automação Industrial
A automação é um conceito e um conjunto de técnicas por meio das quais se constroem sistemas ativos capazes de atuar com ótima eficiência pelo uso de informações recebidas do meio sobre o qual atuam.
Etimologia: da palavra Automation (1960), buscava enfatizar a participação do computador no controle automático industrial.
Definição atual:
Qualquer sistema, apoiado em computadores, que substitui o trabalho humano, em favor da segurança das pessoas, da qualidade dos produtos, rapidez da produção ou da redução de custos, assim aperfeiçoando os complexos objetivos das indústrias, dos serviços ou bem estar. (MORAES; CASTRUCCI, 2007, p. 12)
A automação resulta de diversas necessidades da indústria: maior nível de qualidade dos produtos, maior flexibilidade de modelos para o mercado, menores custos e perdas de materiais e de energia, mais disponibilidade e qualidade da informação sobre o processo e melhor planejamento e controle da produção.
Para Gaither (2001, p. 143): “Automação significa integrar uma ampla variedade de avançadas descobertas de informação e engenharia nos processos de produção para fins estratégicos”.
A automação requer um investimento considerável em máquinas, equipamentos, hardwares e softwares e muitas empresas automatizam-se gradualmente. Para melhorar a eficiência e a eficácia de determinado setor, as empresas devem integrar pessoas e equipamento em equipes operacionais, que se tornarão parte vital da estratégia de produção.
A automação pode ser definida como a tecnologia por meio da qual um processo ou procedimento é alcançado sem assistência humana. É realizada utilizando-se um programa de instruções combinada a um sistema de controle que executa as instruções. (GROOVER, 2011, p. 8-9)
A rápida mudança tecnológica está levando as empresas a uma contínua atualização dos processos de fabricação. Dentre alguns tipos de automação, podemos citar: anexos de máquinas - dispositivos relativamente baratos