Motivação no Trabalho
1. Introdução
Vê-se que cada vez mais as empresas atuam num ambiente de extrema competição em busca de resultados acima da média e muitas vezes acima do esperado pelo próprio mercado. Em diferentes tipos mercadológicos podem-se notar ambições em níveis diferentes na busca pelo resultado normalmente decidido pela lei da oferta e demanda conforme Lima (2001). O mercado conhecidamente como um dos mais lucrativos e com manutenção de crescentes lucros, conforme apontado por Nunes (2012) é o mercado bancário.
Dentro desse enfoque existem os profissionais. Pessoas que necessitam de cada vez mais capacitação para manutenção dos bons resultados conforme evidenciado por Silva e Meneses (2012). Num amplo espectro da realidade tais profissionais não dependem somente de garra e esforço para que o objetivo seja concluído no trabalho diário nas corporações mundo afora. Ainda nesse âmbito, e seguindo as pesquisas e publicações mais direcionadas ao tema percebemos a necessidade da realização de uma reflexão frente aos demais aspectos encontrados na busca pela realização das metas na tentativa de entender um questionamento comum e de utilidade para a psicologia organizacional, dentre estes destacamos a motivação: Qual a importância dos aspectos motivacionais num ramo profissional onde as exigências no cumprimento de metas ascendem numa crescente mercadológica de extrema competitividade?
Levando em consideração a relevância do tema e para justificar a realização do presente artigo além de buscar acrescentar conhecimento científico para o meio acadêmico, o objetivo dessa pesquisa surge com a motivação na identificação e na consideração de evidências empíricas a partir do levantamento bibliográfico de pesquisas do ramo que justifiquem quais os meios motivacionais utilizados para concretização do resultado financeiro esperado pelas instituições financeiras do mercado