Automação industrial
O contexto geral da automação é muito extenso.
A automação é um conceito que envolve o uso de equipamentos de informática e softwares para criar, coletar, armazenar, manipular e retransmitir digitalmente informações necessárias para a realização de tarefas e cumprimento de objetivos. Armazenamento de dados brutos, transferências eletrônicas e gerenciamento eletrônico de informações de processos consistem nas atividades básicas de um sistema de automação. A automação industrial ajuda a otimizar e automatizar procedimentos produtivos existentes.
Além disso, a Automação industrial é a aplicação de técnicas, softwares e/ou equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e/ou matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina. É um passo além da mecanização, onde operadores humanos são providos de maquinaria para auxiliá-los em seus trabalhos.
Entre os dispositivos eletro-eletrônicos que podem ser aplicados estão os computadores ou outros dispositivos capazes de efetuar operações lógicas, como controladores lógicos programáveis, microcontroladores, SDCDs ou CNCs. Estes equipamentos em alguns casos substituem tarefas humanas ou realizam outras que o ser humano não consegue realizar.
2. Especificação do Projeto
Neste trabalho proposto pela disciplina de Automação I, tivemos a missão de automatizar alguns dispositivos de um automóvel.
Para a implementação a seguir utilizamos os seguintes componentes e dispositivos.
- CLP com IHM integrado e software da marca Weg modelo Clic2;
- Chaves On/Off (simulação das entradas);
- Interfaces à relé (acoplamento dos contatos de saída);
- Fonte dupla ajustável de alimentação