automação industrial
CEP – BRAZÓPOLIS
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Brazópolis – MG
FEVEREIRO/2014
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Brazópolis-MG
Fevereiro/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................pag. 4.
2. DESENVOLVIMENTO.................................................................. .pag. 5
3. CONCLUSÃO .............................................................................. pag. 8
1. INTRODUÇÃO
Podemos conceituar a automação como sendo a junção das ferramentas necessárias para produzir um determinado item, do processo para o manuseio deste item e do controle para tal, fazendo com que haja pouca ou nenhuma intervenção de trabalho humano.
2. DESENVOLVIMENTO
Automação Industrial é utilizado em referência a qualquer tipo de mecanização avançada ou sinônimo de evolução tecnológica mais especificamente, relacionado com o mundo cibernético. Isto deve-se ao fato de que a automação é uma disciplina que busca sempre os últimos avanços tecnológicos e está em constante evolução.
Geralmente, os sistemas de controle que compõem um equipamento automatizado são compostos por um grupo de dispositivos eletrônicos e componentes cujo objetivo é proporcionar estabilidade, precisão e eliminar transições prejudiciais em processos produtivos. Estes sistemas podem ter diferentes formas de implementação, variando desde as fontes de energia até os equipamentos em si.
Um equipamento muito utilizado na automação é o CLP (controlador lógico programável) que nada mais é do que um processador, agregado a memórias, entradas e saídas digitais e analógicas com capacidade de processamento e comunicação com outros dispositivos. O CLP é