Desenvolvimento Infantil
CENTRO DE HUMANIDADES
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO SOBRE O DOCUMENTÁRIO "A INVENÇÃO DA INFÂNCIA” E O TEXTO DE PHILLIPE ARIÊS “A INVENÇÃO DA INFÂNCIA”
FRANCISCO ALBERTO BESSA FILHO
SARAH MONTEIRO ARAÚJO
FORTALEZA, 2013.2
INTRODUÇÃO
No trabalho que se segue discutiremos sobre o documentário “A invenção da Infância” e o texto de Phillipe Ariês “A invenção da infância”.
Primeiramente, o documentário trabalha com a ideia de que a infância em última análise é uma invenção. O documentário apresenta várias crianças, focando situações de existência diferentes. Nesse sentido são apresentadas crianças em situação de extrema pobreza que são obrigadas a trabalhar para ajudar no sustente de suas casas e outras crianças, supostamente de classe média alta, que ocupam a maior parte de seu tempo com atividades, curso, escola, esportes, dentre outras. O texto também nos traz muitas comparações e amostragens de situações bem divergentes entre as concepções de infância desde a época mediável, onde a representação do que era infantil nem era feita, ou quando feita era distorcida, até os tempos atuais.
Acerca do documentário "A invenção da infância” e o texto de Phillipe Ariês “A invenção da infância” O documentário “A invenção da infância” aborda questões relativas ao período da infância, principalmente no que diz respeito à diferença de ser criança/ter infância, diferença que muitas vezes não é percebida pelas pessoas. Disso, podemos concluir que o tema central é a noção de crianças vivendo como adultos, pois as crianças que não possuem infância levam uma vida semelhante à do adulto, sem a devida predominância do lúdico, a brincadeira, o espaço e a liberdade para crescimento que a criança tem, tendo que realizar atividades que só são adequadas ao adulto, como trabalhar como obrigação principal.
A infância surgiu após a taxa de mortalidade da criança diminuir e quando a visão