Alelos Múltiplos e Biodiversidade
Alelos múltiplos são resultados de mutações ocorridas num gene. Os alelos múltiplos formam uma série, com três ou mais alelos, que pertencem a um mesmo gene.
Esses Alelos ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Os efeitos genéticos desse tipo de mutação dependem de suas relações de dominância.
Nas células somáticas de um indivíduo diplóide podem ocorrer dois alelos diferentes de uma série, enquanto que no gameta existe apenas um.
Numa série constituída de 8 alelos, podem existir na célula somática o número de 6 alelos, e na gamética de um hexaplóide podem existir 3 alelos. No caso de um tetraplóide, podem existir 4 e 2 alelos.
A partir da análise dos tipos sanguíneos podemos saber a compatibilidade para transfusões de sangue, onde devemos considerar a diluição do soro recebido e a circulação ativa do paciente.
O grupo sanguíneo O é doador universal.
O grupo AB pode receber sangue dos demais grupos por ser considerado receptor universal.
Biodiversidade
A biodiversidade é relativa à variedade de espécies da fauna e da flora encontrada num país. "Bio" significa "vida", então podemos traduzir a biodiversidade como “variedade de vida”.
Também chamada de diversidade biológica, a biodiversidade engloba todas as formas de vida encontradas na natureza, até mesmo insetos e microorganismos.
A biodiversidade é fundamental na natureza, pois ela garante equilíbrio ecológico e estabilidade aos ecossistemas. Essa grande variedade de espécies também é importante economicamente, servindo como base para vários setores da indústria, da biotecnologia e da fabricação de remédios.
Assim, podemos concluir que a biodiversidade é importante por razões ecológicas, genéticas, sociais, econômicas, científicas e educacionais.
Hoje, os fatores que mais ameaçam a biodiversidade do planeta são: crescimento desordenado das cidades, pressões econômicas, exploração descontrolada de espécies de plantas e animais, contaminação do solo, da