PORTO
Conservação da natureza - uma ciência multidisciplinar que se desenvolveu para fazer face à crise da diversidade biológica. Assume dois object os u da e ta s objectivos fundamentais: a investigação dos impactos da actividade est gação pactos act dade humana na diversidade biológica; e o desenvolvimento de técnicas e metodologias que evitem a extinção de espécies e destruição de habitats.
1. Princípios éticos
a. A biodiversidade é em si positiva. Biofilia: do parque nacional ao zoo, passando pelo jardim privado. Diversidade, evolução e o seu papel na sobrevivência do Homem.
b. A actual velocidade de extinção de espécies e populações é em si p j prejudicial. O Homem como factor de extinção. ç c. A complexidade ecológica é positiva. A evolução adaptativa como factor de diversidade biológica e os constrangimentos das espécies em cativeiro.
d. A diversidade biológica como valor intrínseco.
2. O que é a diversidade biológica
2
“A variedade e variabilidade entre seres vivos e dos complexos ecológicos nos quais ocorrem”.
A questão da escala da biodiversidade.
Biologia Ambiental e Conservação
Biogeografia das Ilhas e taxas de extinção
O modelo de MacArthur postula que ilhas com maiores áreas albergam mais espécies, havendo portanto uma relação entre a área e o número de espécies descrita pela fórmula S=CAz, sendo S o nº de sps., A a área da
S=CAz,
n sps., ilha e Ce Z constantes, definindo o tipo de ilha e o nº de sps. sps. Os valores de C serão mais elevados para grupos com elevado nº de sps (insectos) e mais baixos para aves por ex.; embora o modelo tenha provado a explicação para a relação não existe. O modelo postula ainda a relação entre a extinção e o aparecimento de novas espécies em função da área bem como da proximidade em relação ao continente.
Biologia Ambiental e Conservação
O modelo de Mac Arthur tem também sido usado para p prever as taxas de extinção, postulando que numa ilha