controle de estoque
Estoque significa armazenar algo para futura utilização. O estoque representa uma capital grande empatada pela empresa para garantir seu funcionamento, eles precisam ser devidamente controlados.
Estoque parado é dinheiro perdido, pois o armazenamento de algo estocado que a utilização for muito remota irá ocupar espaço alugado ou comprado, requer pessoal para guardar, precisa ser segurado contra incêndios ou roubo, etc.
Sistemas de controle de estoque
Existem muitos sistemas de controle de estoque, mas três sistemas básicos se destacam: Sistema de renovação periódica, sistema de estoque para fim especifico e o sistema de duas gavetas ou de estoque mínimo.
Sistema de renovação periódica – É o sistema de controle de estoque em que a renovação é feita em períodos de tempo. É o período ou intervalo de tempo que define a renovação do estoque.
Sistema de estoque para fim especifico – Geralmente utilizado para atender a um plano de produção especifico (como no sistema de produção por encomenda). É um sistema de controle de estoque mais individualizado é também chamado de controle de materiais.
Sistema de duas gavetas ou de estoque mínimo – Guardar o material em duas gavetas (ou em dois lotes separado): após usar o material da primeira gaveta, usar o material da segunda gaveta e realizar o pedido de renovação de estoque.
Fichas de estoque
A ficha de estoque (FE) é um documento que serve para controlar e analisar o estoque de cada item. Cada empresa define sua FE de acordo com suas necessidades especificas. Porém as principais informações que um FE deve possuir são: disponibilidade do item, valor monetário do estoque e custo de cada item, rotatividade do estoque pelas emissões de pedidos de reposição e identificação de desvios ou perdas de material.
Estoque de segurança e ponto de ressuprimento
O estoque de segurança é o estoque de produto para suprir determinado período, prevenindo atrasos na entrega por parte do fornecedor,