Controle estoque
Aluno:-
Orientador:-
RESUMO
Esse artigo apresenta, através de uma pesquisa realizada junto ao proprietário de indústria e comércio têxtil, como uma rede de lojas fitness, que utiliza o gerenciamento de estoque obteve resultados positivos. A análise dos resultados demonstrou que, além de reduzir os custos de produção e estocagem através da estratégia adotada de controle de estoque, a empresa conseguiu obter um diferencial de mercado, reduzindo os custos e mantendo a qualidade do produto e também pela otimização da quantidade de produto realmente necessários, reduzindo a falta de alguns itens e o excesso de outros, resultando em uma maior competitividade.
Palavras-chave: Controle. Estoque. Custo. Competitividade.
1. INTRODUÇÃO
Com o acirramento da concorrência, a margem de lucro das empresas está cada vez menor. O controle do estoque se transformou em uma medida necessária para que muitas empresas continuem no mercado, gerando uma redução dos custos e ao mesmo tempo sendo um diferencial no mercado, evitando a falta de produtos.
Para Dias (1993), apenas recentemente, tendo como referência o tempo de existência da Administração, os administradores estão reconhecendo a necessidade de um conceito bem definido de logística industrial, em que o conceito de ciclo de produção: (produzir, estocar e vender) já está ultrapassado, pois estão melhor compreendidos o fluxo contínuo de materiais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos no fluxo de caixa no controle de materiais. O estoque de produtos acabados é uma reserva de materiais que gradualmente é retirada para fazer a reposição na medida em que é necessário. O controle é uma necessidade de qualquer empresa, independente de seu tamanho.
A pergunta que norteia este trabalho é de que