Controle de estoque
uvb
Aula Nº 12 – Controle de
Estoques - Conceitos Principais
Objetivo da Aula
Aprofundar os conhecimentos sobre o Manuseio e identificar sua importância. Introdução
1. O Estoque e sua Finalidade
Sua formação é onerosa, uma vez que representa de 25% a 40% dos custos totais. Com o propósito de se evitar o descontrole financeiro, é necessário que haja uma sincronização perfeita entre a demanda e a oferta de mercadorias. Como isso é impossível, deve-se formar um estoque essencialmente para atender a demanda, minimizando seus custos de formação. Como proposto por Nellemann, “devemos sempre ter o produto que você necessita, mas nunca devemos ser pegos com algum estoque”.
Faculdade On-Line UVB
Logística e Distribuição
O estoque representa uma armazenagem de mercadorias com previsão de uso futuro. Tem, como objetivo, atender a demanda, assegurando-lhe a disponibilidade de produtos.
Aula 12 - Controle de Estoques -Conceitos Principais
Na aula anterior, estudamos os conceitos principais sobre o Manuseio, sua importância, sua operacionalização, entre outros. Nesta aula, aprofundaremos nossos conhecimentos sobre o Controle de Estoques e sua influência para o bom desempenho de todo o sistema logístico de uma organização.
70
Anotações do Aluno
uvb
2. Finalidades dos Estoques
Os estoques servem para muitas finalidades. Entre elas, podem-se citar:
• Melhoram o nível de serviço;
• Incentivam economias na produção;
• Permitem economia de escala nas compras e no transporte;
• Agem como proteção contra aumentos de preço;
• Protegem a empresa contra incertezas na demanda e no tempo de ressuprimento; • Servem como segurança contra contingências.
Os estoques auxiliam no marketing da empresa, uma vez que podem ser oferecidos produtos com mais descontos, com quantidades mais adequadas, com mais vantagens para os clientes que precisam de fornecimento imediato ou de períodos curtos de ressuprimento.