Desenvolvimento sustentável
Delimitação: Não se pretende com este trabalho demonstrar o universo dos impactos ambientais que envolvem as empresas, nem tampouco demonstrar todos os benefícios gerados pela implantação da sistemática proposta. Acredita-se que tais demonstrações são de difícil mensuração a curto prazo e também não é o objetivo deste trabalho.
Problematização: Efluentes líquidos, efluentes gasosos e resíduos sólidos são gerados nas inúmeras etapas do processo de produção do couro e se não tratados podem causar danos ao meio ambiente.
Justificativa: Há questões ambientais de grande relevância que incluem uma variedade de condições que não são facilmente ligadas aos poluentes individuais ou às fontes de poluição. Estas condições são regidas por vários fatores que causam stress ao meio ambiente e levam ao desbalanceamento e a degradação potencial do meio. As mais impactantes são o crescimento populacional, a perda da biodiversidade, o aquecimento global e o esgotamento de ozônio na estratosfera e ainda a ocorrência de chuvas ácidas de âmbito regional. Em contraste com os riscos ambientais globais, há os riscos ambientais localizados associados com poluentes ambientais específicos e com o uso de recursos naturais.
Objetivo geral: Este estudo tem por objetivo conhecer, identificar, analisar e propor o desenvolvimento sustentável em curtumes que surgiu devido à necessidade de preservação do meio ambiente conjugada com a melhoria das condições de vida da população.
Objetivos específicos: Conhecer e descrever o processo de implantação de desenvolvimento sustentável; Identificar e analisar pontos frágeis; Investigar as condições de riscos; Conscientizar as empresas e trabalhadores sobre segurança no trabalho e desenvolvimento sustentável.
Metodologia: Será realizada uma pesquisa bibliográfica em textos de autores dedicados a esta temática, pesquisa de campo em