Trabalho Sobre 1 Instru O Ok
Sorocaba, 14 de Agosto da Era Vulgar.
Trabalho sobre a 1ª Instrução no grau de Aprendiz
A Primeira Instrução nos faz ver a riqueza do simbolismo utilizado na Maçonaria. Através dela aprendemos que, como os antigos filósofos egípcios, a Maçonaria se utiliza de vários símbolos e alegorias, que se destinam a ocultar aos olhos dos profanos seus segredos, revelando somente aos escolhidos, que ingressam em seus templos pela iniciação, seus ensinamentos e mistérios. Nos é ensinado que, como aprendizes, temos uma enorme pedra bruta a ser desbastada e lapidada dentro de nós, pois devido a uma vida inteira de apego as coisas materiais e hábitos da vida profana, temos condutas que são incompatíveis com a nossa condição de Maçom. A dedicação ao trabalho sobre a pedra bruta, ira transformá-la em uma pedra polida, isto quer dizer que, através do ensinamento, da meditação e do estudo, ocorrerá a nossa transformação e evolução como seres humanos, livrando-nos de nossos vícios e defeitos para nos aperfeiçoar moral e espiritualmente. Para que essa transformação ocorra, utilizamos, simbolicamente, os instrumentos de trabalho do Primeiro Grau, que nos foram apresentados nessa primeira instrução:
- a Régua de 24 Polegadas;
- o Maço;
- o Cinzel. A Régua de 24 Polegadas representa o símbolo de precisão e exatidão na ação, pois estes são essenciais para a boa conduta de nossas vidas, ou seja, a linha reta que devemos seguir em nosso comportamento moral. Representa, também, as 24 horas em que o dia esta dividido, ensinando que devemos utilizar esse tempo equilibradamente para a meditação, para o trabalho e para o descanso físico e espiritual, por isso, um instrumento fundamental para o Aprendiz.
O Maço, que tem por serventia descarregar golpes, representa o poder ou a força. Nos ensina que a habilidade sem a razão é de pouca serventia, e que o trabalho é uma obrigação do homem. Ensina ainda que o coração conceberá e o cérebro projetará, mas se a mão não