ainda não tenho
- O que é um estudo de caso?
- O que define um caso?
- Como projetar um estudo de caso
- Pesquisa de um estudo de caso
- As características do estudo de caso
- Vantagens e desvantagens do estudo de caso
- Referências
- O que é um Estudo de Caso?
É um método de investigação qualitativa. São transportados para casos gerais fatos observados num caso específico – generalização dos fatos. Aprofunda a ideia de que se pretende chegar ao “quê” e o “quanto” pela compreensão do “como”. Consiste na observação detalhada de um contexto ou indivíduo e de um acontecimento específico(o caso). Requer a observação de diversas variáveis, de modo a comparar e constatar com outros casos – Estudo de Casos Múltiplos. O investigador deve seguir um esquema que depende do enquadramento teórico, das suas finalidades, objetivos e recursos disponíveis. Os estudos de caso têm em comum a dedicação ao conhecimento e descrição do idiossincrático e específico como legítimo em si mesmo.
- O que define um caso?
A sua delimitação natural ou a sua integridade fenomenológica. Na sua origem e evolução, a unidade de estudo deve mostrar estabilidade interna e ser reconhecida como tal pelos membros que a constituem. O seu estudo será necessariamente sistemático, detalhado, intensivo, em profundidade e interativo. O objeto de estudo tem de ser identificador do grupo em estudo.
- Como Projetar o Estudo de Caso Projeto de Pesquisa:
É um esquema de pesquisa e um plano de ação, que se ocupa de cinco problemas: as questões de um estudo; suas preposições, se houver; suas unidades de análise; a lógica que une os dados às proposições; os critérios para se interpretarem as descobertas. O Papel da Teoria: Para os estudos de caso é absolutamente necessário o desenvolvimento de uma teoria e, em seguida testar essa teoria. Utilizando uma teoria num estudo de caso simboliza um auxílio na definição do projeto de pesquisa