TRABALHO DE QUARTA INSTRU O DE APRENDIZ MA OM
Aug.’. e Resp.’. Loj.’. Simb.’. Vitória Régia - Nº 504
Ven.’. M.’.
Ir.’. 1º Vig.’.
Ir.’. 2º Vig.’.
MM.’. II.’.
MM.’. IIr.’. F.’. S.’. U.’.
TRABALHO DA QUARTA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM.
Nesta quarta instrução de Apr.’. M.’. inicia reafirmando a estrutura moral e o conteúdo ético da M.’., cujas a doutrina tem por base o G.’.A.’.D.’.U.’.., a quem honramos e veneramos. As boas ações que o Maçom pratica para com o próximo e os bens, que lhe couberem em partilha; tratar todos os homens com Igualdade, sem distinção de classes e raças; combater a ambição, o orgulho, o erro e os preconceitos; lutar contra a ignorância, a mentira, o fanatismo e a superstição; praticar a justiça recíproca; a tolerância para deixar a cada um o direito de escolher sua religião e suas opções, sempre estar disposto a ajudar os necessitados e aflitos.
Como regra: a Lei Natural; A busca da Verdade como princípio, a Liberdade e a Lei Moral; por frutos: a Virtude, a Sociabilidade e o Progresso; por fim, a Felicidade dos povos. Que unidos pela Paz a M.’. nunca deixará de existir.
Do plano geral a M.’. deve materializar o mais fielmente possível a sua doutrina, conforme a Lei Natural e a Lei Morais já referidas. Todos os princípios particulares ali mencionados são desdobramentos necessários das normas éticas gerais já estudadas, é o discernimento do Bem e do Mal.
Em seguida, a instrução nos fala de como podemos reconhecer um Ir.’. M.’. através do S.’.T.’. e P.’..
Os S.’. faz-se pelo Esquadro, Nível e Prumo. Que por sua vez significa a honra de guardar o segredo e preferir ter a G.’. C.’. a revelar nossos segredos e mistérios. Significa, também, que o braço direito, símbolo da Força, está concentrado e imóvel para defender a Ordem, suas doutrinas e princípios. Os PP.’. em esquadria, representa o cruzamento de duas retas perpendiculares, único caso em que se formam quarto ângulos