TRABALHO DE S TIMA INSTRU O DE APRENDIZ MA OM
Aug.'. e Resp.'. Loj.'. Simb.'. Vitória Régia, nº 504.
V.'. M.'.
Ir.'. 1º Vig.'.
Ir.'. 2º Vig.'.
Meus Iir.'.
F.'.
S.'. U.'.
TRABALHO DA SÉTIMA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ
Depois de termos conhecido o Painel da Loj.'. nas instruções anteriores com todos seus símbolos e emblemas relativos ao Grau de Apr.'., nesta sétima e última instrução nos complementará os conhecimentos da simbologia para percorrer os degraus da escada de Jacó e futuramente nos transportar de nosso plano físico para o plano espiritual.
Como complemento teremos o conhecimento da simbologia dos 4 primeiros números: 1,2,3 e 4 onde veremos além de seus próprios valores, suas verdades e mistérios.
A presença do número 3 no grau de Apr.'. é uma constante que podemos sempre observar na Bateria, na Marcha e na idade do Apr.'., sendo assim para ter o aumento de salário e nos tornar Comp.'..
Como Maçom "especulativo" é primordial que devamos estudar a fundo coisas da arquitetura da idade média e da antiguidade em geral, agregar conhecimentos na Cabala nas Obras de Arquitetura e Arqueologia Iniciáticas de Vitrúvio, Ramée e outras.
Na trajetória da história podemos observar que os povos antigos usavam em seus monumentos o uso emblemático e simbólico dos números e de suas fórmulas como medida.
Na obra moderna, "Ciência Misteriosa dos Faraós" do Sábio Francês Abade Moreaux, podemos estudar sobre as pirâmides, onde sua forma, medidas e orientação obedecem a razões poderosíssimas como verdade. Além desses estudos, temos a distância entre a Terra e o Sol, a direção do meridiano terrestre e o valor entre a circunferência e seu raio.
O número 1:
O número um, sendo unidade, é o princípio dos números, mas a unidade só existe pelos outros números que é compreendido por efeito do número dois; sem este, ele torna-se idêntico ao todo, isto é, identifica-se com o próprio número. A natureza do número dois, em