TRABALHO DE QUINTA INSTRU O DE APRENDIZ MA OM
Aug.’. e Resp.’. Loj.’. Simb.’. Vitória Régia - Nº 504
Ven.’. M.’.
Ir.’. 1º Vig.’.
Ir.’. 2º Vig.’.
MM.’. II.’.
MM.’. IIr.’. F.’. S.’. U.’.
TRABALHO DA QUINTA INSTRUÇÃO DO GRAU DE APRENDIZ MAÇOM.
É sabido que a M.’. é universal e o universo é uma imensa oficina e que nossa L.’. tem o formato de um quadrilongo, sua altura é da Terra ao Céu, seu comprimento é do Or.’. ao Oc.’., sua largura do Norte ao Sul e sua profundidade é da superfície ao centro da Terra.
Por essa razão simbólica e filosófica nossa Loj.’. situasse do Or.’. ao Oc.’., porque assim como a luz do Sol que vem do Or.’. para o Oc.’., as maravilhas da criação e as luzes da civilização vieram do Or.’. para o Oc.’..
Sabemos também que a Loj.’. de Aprendiz é sustentada por três pilares que são as CCol.’.: SABEDORIA, FORÇA E BELEZA, que se interpenetram e complementam todos os ensinamentos e que sem elas nada é perfeito e durável. Porque a Sabedoria cria, a Força sustenta, e a Beleza adorna.
O V.’.M.’., no Or.’. que representa o pilar da Sabedoria que por sua vez dirigi os OObr.’. que compõem a Loj.’., e retrata a Criação, o Idealizador.
O Ir.’. 1 Vig.’. no Oc.’. que representa a Força, que tem por sua função pagar aos OObr.’. o salário que é a força e a manutenção da existência, retrata a Perfeição que sustém as nossas dificuldades.
E o Ir.’. 2 Vig.’. ao Sul que representa a Beleza, porque faz repousar os OObr.’., fiscalizando-os no trabalho, e que nos agrada os sentidos para contemplar a Obra.
Segundo o Ritual de Apr.’. M.’., o Ir.’. 1 Vig.’. nos diz que nos reunimos em Loja para “ Combater a tirania, a ignorância, os preconceitos e os erros. Para glorificar o direito e a Verdade e a Justiça. Para promover o Bem-Estar da Pátria e da Humanidade, levantando Templos à Virtude e cavando masmorras ao vício.“.
Ou seja: combater a ignorância, que é a argamassa do vício, do egoísmo, da