Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar como o IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica funciona para a melhoria da Educação em nossa região (Itabuna – BA).
Foi realizada uma pesquisa exploratória, onde foi agendada entrevista com duas gestoras de Escolas Públicas, em bairros bem distantes do centro da cidade.
Por meio desta entrevista poderemos compreender o desenvolvimento do Ensino Fundamental, após a inserção do IDEB. Abordaremos sobre as dificuldades reais encontradas nas escolas, e as propostas para melhoria do ensino, visando resultados significativos para o aprendizado.
.
2 DESENVOLVIMENTO
2,1 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Inep em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dos conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e a média de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador proposto é o resultado da combinação de dois outros indicadores: a) pontuação média dos estudantes em exames padronizados ao final de determinada etapa do ensino fundamental (4ª e 8ª séries) e 3º ano do ensino médio; e b) taxa média de aprovação dos estudantes da correspondente etapa de ensino.. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o