Ideb
26/10/2011 - Juliana, Grupo Escolar
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica serve para medir a qualidade das escolas da rede de ensino no Brasil. Para calcular, é usado como base o desempenho dos alunos em provas do Inep e em taxas de aprovação. O Ideb de determinada instituição de ensino só vai melhorar se o estudante marcar presença na sala de aula, aprender a matéria e não repetir de ano.
Os responsáveis e os pais dos alunos podem monitorar a qualidade da escola usando o índice. Gestores públicos e particulares também acompanham o Ideb para traçar metas e programas para melhorar o rendimento de uma escola ou região.
A escala de apresentação do índice é de zero a dez. Ele é medido a cada dois anos. O objetivo é chegar à nota 6 até 2022. A marca corresponde à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Atualmente, o a média brasileira registra nota 3,6 no Ensino Médio e 4,2 no Ensino Fundamental.
Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/o-que-e-o-ideb.html
* O que é IDEB?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica está inserido no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, do Ministério da Educação. É um índice calculado para cada escola e rede escolar, que varia de zero a dez. Essa ?nota? é composta pelas taxas de aprovação dos alunos e pelos resultados de desempenho de alunos em testes que chamamos de larga escala (SAEB e Prova Brasil). O índice vem sendo calculado pelo Ministério da Educação desde 2007, mas, quando ele foi divulgado, os dados provinham do ano de 2005. E ele vai sendo divulgado de dois em dois anos. * O índice espelha a realidade?
Em princípio é muito difícil mascarar o índice. Embora as taxas de aprovação sejam calculadas a partir das informações das escolas ao Educacenso, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), existem também os resultados nas provas de Matemática e de Português. E sobre esses resultados as escolas não têm tanto