Saúde
Infertilidade e Reprodução Assistida
Prof°Manuel Jr www.professormanueljunior.com
Infertilidade é um distúrbio ou condição do sistema reprodutivo masculino ou feminino que reduz a capacidade de ter filhos. Um casal é considerado infértil quando não consegue conceber num período de 12 a 18 meses, sem uso de métodos anticoncepcionais, mantendo relações sexuais freqüentes.
INFERTILIDADE
As estatísticas mostram que 20% dos casais em idade fértil experimentam dificuldades para gerar filhos. Pelo menos metade desse contingente precisará recorrer a tratamentos com técnicas mais avançadas, como a fertilização in vitro.
Louise Brown = 1º bebê de proveta Jornal do Brasil, 25 de julho de 1978
INFERTILIDADE
A chance de um casal conceber por meios naturais, mantendo relações sexuais no dia fértil da mulher, é de 20% ao mês. Com a reprodução assistida, a taxa de nascimentos pode chegar a 55% por tentativa em mulheres de até 35 anos.
CAUSAS DE INFERTILIDADE
Os exames realizados no casal identificam as principais causas de infertilidade.
1
INFERTILIDADE MASCULINA
Dificuldades na relação sexual; Diminuição do número de espermatozóides; Pouca mobilidade dos espermatozóides; Espermatozóides anormais; Ausência da produção de espermatozóides; Vasectomia;
INFERTILIDADE MASCULINA
Disfunção sexual; Problemas endócrinos; Problemas testiculares como a síndrome de Klinefelter e atrofia das células germinais. Problemas testiculares adquiridos por infecções ou drogas Problemas no transporte de esperma, como a obstrução dos epidídimos ou dos canais deferentes e câncer de próstata.
ESPERMOGRAMA
O espermograma, ou análise seminal, é o melhor exame para a avaliação inicial do homem. Muitos pacientes acreditam que o procedimento resulta em um parecer final sobre fertilidade. Na verdade, o exame demonstra o status de funcionamento dos testículos.
ESPERMOGRAMA
Através do espermograma é possível avaliar: (1) Quantidade de espermatozóides