Ideb
Tendo como principal objetivo uma educação básica de qualidade para todos do Município de Nova Iguaçu, a prefeitura junto com os órgãos de educação tem se empenhado em desenvolver projetos para que se tenha bons resultados no IDEB.
Justificativa:
A qualidade de ensino hoje, mais do que uma ânsia da sociedade brasileira, é uma necessidade face aos desafios que a modernidade impõe. Deseja-se que o processo de avaliação institucional prossiga, seja ampliado e caminhe responsavelmente, reeditando o próprio processo fortalecido pela capacidade de analisar-se criticamente nos acertos e limitações.
Introdução:
O Ideb foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB ) é um indicador que combina informações de desempenho em exames padronizados ( Prova Brasil ou Saeb ) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental) – com informações sobre a aprovação dos alunos. Neste sentido, ele é um indicador útil para se avaliar a qualidade de ensino das escolas. IDEB é mais que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de política pública pela melhoria da qualidade da educação, tanto no âmbito nacional, como nos estados, municípios e escolas. Sua composição possibilita não apenas o diagnóstico atualizado da situação educacional em todas essas esferas, mas também a projeção de metas individuais intermediárias rumo ao incremento da qualidade do ensino.
DESENVOLVIMENTO
O IDEB é mais que um indicador estatístico. Ele nasceu como condutor de política pública