Lolada
Objectivo do trabalho:
O objectivo deste trabalho prático é fazer uma montagem não inversora testar com muitíssimos aparelhos com vários propósitos para ver a onda de entrada e saída, tensão dos terminais, verificar para que se utiliza um AMPOP e para que serve, e a cima de todo aprendizagem a manusear breadboards, multímetros, gerador de funções, fontes de energia, cabos de ligação e principalmente um osciloscópio.
Introdução teórica
Montagem não inversora.
Nesta montagem não inversora testada na aula prática verifica-se que a mesma montagem em circuito a 15V tem um Ui= 4,97V e U0= 13,50V.
O circuito foi testado também a 18V e descobre-se UI=4,97V e U0= 15,68V . (dados práticos e dados pelo multímetro).
Procedimentos: 1- Preparei o material todo necessário para o exercício prático; 2- (mãos a obra) montei todos os aparelhos para testar o circuito; 3- Fiz o circuito na breadboard; 4- Em seguida chamei o professor para nos ajudar a testar; 5- Utilizamos o multímetro para ver o sinal de entrada e o sinal de saída; 6- Neste teste ao circuito também utilizamos a fonte de alimentação de modo a variar a tensão dirigida para o circuito; 7- No final ligamos o circuito ao osciloscópio e ao gerador de funções para visualizar as ondas de entrada e saída; 8- Após a utilização destes aparelhos ao ver o trabalho prático por terminado; 9- Comecei arrumando os respectivos matérais e seus cabos de ligação, desmontando todo. ; 10- Após esta pequena arrumação comecei tirando notas para o relatório.
Ondas em imagem vistas no osciloscópio: E alguns comandos possíveis no osciloscópio em baixo assinalados pela esferográfica:
Material utilizado:
1 Fonte de alimentação;
1 Osciloscópio;
1 Gerador de funções;
1 Multímetro;
1 Breadboard;
1 AMPOP;
2 Resistências;
1 Alicate de corte; E por fim alguns cabos de ligação.
Breves imagens do circuito montado e também ligado a fonte de