Inclusão social
INCLUSÃO SOCIAL Ações possibilitam o resgate social de pessoas e famílias
A Prefeitura possibilita o atendimento à população de baixa renda de Belo Horizonte com a implantação de Programas de Inclusão Social. A Bolsa Família é exemplar entre as iniciativas, ao garantir renda mensal que auxilia no sustento de 77.653 mil famílias em Belo Horizonte, cadastradas pela administração municipal. O programa foi criado para unificar as ações de transferência de renda do Governo Federal e o sucesso da implantação em Belo Horizonte é resultado do amplo cadastro social realizado no município.
As iniciativas são reforçadas pelo Bolsa Escola Municipal de Belo Horizonte, que beneficia 11.287 famílias, e 34 mil crianças e adolescentes até 15 anos, com acompanhamento socioeducativo dos grupos envolvidos, por meio de reuniões, visitas domiciliares, cursos de alfabetização de adultos e de formação profissional. Participa, também, como parceiro do Programa Bolsa-Família, acompanhando a freqüência escolar de 110.664 alunos beneficiados pelo programa.
Mais programas e projetos:
Bolsa Moradia
Auxílio para aluguel e acompanhamento social para famílias que deixaram a rua, com 162 beneficiados, e desabrigados de áreas de risco, com cerca de 1.100 famílias atendidas.
Plantão Social
Serviços de carretos para mudança, sepultamento, benefícios para trigêmeos, passagens de retorno à cidade de origem e segunda via de documentos. Instalado nas nove regionais.
Serviço de Orientação Sociofamiliar (SOSF)
Funciona em todas as administrações regionais e oferece atendimento a famílias, crianças, adolescentes, mulheres e idosos em situação de direitos violados, encaminhados por Conselhos Tutelares, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude.
Vôo para a Cidadania
Oportunidade de trabalho e geração de renda para adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. Parceria da Prefeitura de Belo Horizonte e da Empresa