Inclusão Social
Conceitua-se a inclusão social como processo pelo qual a sociedade se adapta pra poder incluir,em seus sistemas sociais gerais,pessoas com necessidades especiais e,simultaneamente ,estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade.A inclusão social constitui ,então, um processo bilateral no qual as pessoas buscam,ainda excluídas ,e a sociedade buscam,em parceria,equacionar problemas,decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades parar todos.(Sassaki ,1997,p.3.)
Segundo Rosinha da adefal, a inclusão social é “uma ação que combate a exclusão social, geralmente ligada as pessoas de classe social, nível educacional, portadores de deficiência física e mental, idosos ou minorias raciais entre outras que não tem acesso as várias oportunidades ou seja, inclusão social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do país, dentro de um sistema que beneficia a todos e não somente uma camada da sociedade.
Ainda que a inclusão social tenha suas diferentes faces, e efetivada por meio de políticas públicas, que ale,m de oficializar, devem viabilizar a inserção dos indivíduos aos meios sociais. Para isso é necessário que sejam estabelecidos padrões de acessibilidade nos diferentes espaços (escolas, empresas, serviços públicos), assim como é necessário o investimento formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos no processo de inclusão. Vivemos hoje no Brasil, numa sociedade democrática, capitalista e de consciência de vida como nunca se viu antes. Todos estes fatores reunidos acabam gerando um campo propício para chamada inclusão social. Seja por idéias ou por motivos financeiros ou mesmo morais, a verdade é que existe uma tendência a incorporar todas as