Inclusão social
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS- UNITINS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL - EAD
“INCLUSÃO SOCIAL: INSTITUIÇÃO ARAP”
[pic] RESUMO:
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETO DE ESTUDO A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL COMO PROFISSÃO QUE ATUA NA GARANTIA DO ACESSO AOS DIREITOS DE CIDADÂNIA TENDO POR UM DE SEUS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS A DEFESA INSTRANSIGENTE DOS DIREIRTOS HUMANOS.
O ASSISTENTE SOCIAL NAS SUAS DISTINTAS ÁRIA S DE ATUAÇÃO ESTABELECE CONTATO COM A REALIDADE,NA ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS FAMILIAS E RECUPERAÇÃO DO EX – PRESIDIARIO (ARAP)ESSA REALIDADE É AINDA MAIS FORTE PARA ESSA INSTITUIÇÃO QUE A DEZ ANOS VEM PRESTANDO ASSISTENCIA SOCIAL AS FAMILIAS DOS DETENTOS E AOS EGRESSOS.PÓS ESTA FOI CRIADA NO DIA 14 DE MARÇO DE 2003 PELA FUNDADORA ALDENORA MARTINS DOS SANTDOS DE 60 ANOS RESIDE NO JARDIM AURENY III EM PALMAS –TO É UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVO.
DESDE ENTÃO COMEÇOU A FUNDAÇÃO DA ARAP, COM ALDENORA SE EMPENHANDO E BUSCANDO AJUDA E VOLUNTARIOS PARA QUE PUDESSE CONTINUAR NA SUA BATALHA ,ESSA PROXIMIDADE COM O USUARIO PODE SER ABRANGIDA COMO A AÇÃO SOCIAL DENTRO DA DEFENSORIA O ASSITENTE SOCIAL ESTABELECE SUA ATUAÇÃO DE FORMA COMPLEMENTAR A S AÇÕES DE ATENDIMENTO E ASSISTENCIA AOS NECESSITADOS E ASSISTIDOS PELA INSTITUIÇÃO.
SENDO ESTE UM PROFISSIONAL QUE INTERVEM NO CONJUNTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO DO SISTEMA PENITENCIARIO.
O PAPEL DESENVOLVIDO PELA ASSISTENTE SOCIAL PELA ARAP POSSUI UMA PERCEPTIBILIDADE, POIS ESSES CONSIDERAM ASPECTOS RELEVANTES:
COMO O HISTORICO DE VIDA DOS DETENTOS SUA ENTERAÇÃO COM FAMILIARES ANTES E DURANTE O CONFINAMENTO E A ASSISTENCIA BASICA DE SUAS NECESSIDADES.
A mobilização DA INCLUSAO social visa esta organização, promovendo a inclusão dos mais diferentes segmentos na vida social e política do território e a sua organização e luta por direitos.
Alguns grupos