relatorio
Esta aula tem por objetivo obter o óleo essencial da casca de laranja, bem como aprender a montar equipamentos de separação de misturas e identificar quais os processos de separação.
3. MATERIAIS E REAGENTES
- balão de 125, 250 e 500 mL - rolhas de cortiça
- condensador de Liebig - Tela de amianto
- erlenmayer de 125 e 250 mL - Funil
- Funil de separação de 125 mL - Manta elétrica
- Cascas de laranja ou Canela - Pedras de porcelana
- Anel de ferro - Tripé de ferro
- Bico de Bunsen - tubos de vidro
- furador de rolhas - Algodão
4- PROCEDIMENTO: Transferir 20-40 g de casca de laranja para um balão de 250 mL, conectado à aparelhagem para destilação à vapor. Em seguida, adicionar água até um terço da capacidade do balão. Colocar pedras de porcelana.
Aquecer o balão (500 mL) gerador de vapor previamente preparado, colocando água até dois terços de sua capacidade e adicionando pedras de porcelana.
Deve-se manter aquecido com o uso de uma manta, o balão de destilação mesmo depois que começar a passar o destilado. Usar chama pequena.
Recolher em erlenmeyer a mistura destilada. Interromper a destilação quando cessar a extração do óleo essencial, ou seja, quando destilar somente a água.
Terminada a destilação, tirar a rolha do gerador de vapor e desconectar o balão de destilação.
Transferir o hidrolato (destilado) para um funil de separação e recolher a camada de óleo em frasco tarado. pesar e determinar o rendimento. Observação: Caso não haja formação bem definida da camada de óleo, extrair três vezes com diclorometano. Reunir as fase orgânicas em erlenmeyer de 125 mL. Adicionar aproximadamente 2 g de sulfato de sódio anidro. Agitar, esperar alguns minutos e filtrar utilizando funil com algodão. Recolher o filtrado em balão de fundo