Trabalho sobre ética na propaganda
O trabalho a seguir foi feito com a intenção de mostrar alguns regulamentos do CONAR, em específico, trata-se sobre anúncios que tratem a respeito da medicina.
Foi feito uma peça publicitária fazendo a afirmação de que um suposto remédio teria a cura para uma determinada doença, no caso, a doença não tem cura, e se baseamos em uma pesquisa realizada na internet onde mostrava que determinado composto do medicamento ajudava a controlar a doença, mas não a curá-la.
No caso a criação foi feita com o intuito de mostrar como nãop se fazer uma peça publicitária que seja proibida pelo CONAR.
Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária
Preceitos básicos que definem a ética publicitária:
- Todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro e respeitar as leis do país; - Deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar diferenciações sociais; - Deve ter presente a responsabilidade da cadeia de produção junto ao consumidor; - Deve respeitar o princípio da leal concorrência; - Deve respeitar a atividade publicitária e não desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta.
2. A propaganda dos profissionais a que se refere este Anexo não pode anunciar: a. o exercício de mais de duas especialidades; b. atividades proibidas nos respectivos códigos de ética profissional.
3. A propaganda de serviços hospitalares e assemelhados deve, obrigatoriamente, mencionar a direção responsável.
4. A propaganda de tratamentos clínicos e cirúrgicos (p. ex. emagrecimento, plástica) será regida pelos seguintes princípios: a. deve, antes de mais nada, estar de acordo com a disciplina dos órgãos de fiscalização profissional e governamentais competentes; b. precisa mencionar a direção médica responsável; c. deve dar uma descrição clara e adequada do caráter do tratamento; d.