Etica na publicidade, analise de artigo
BELO HORIZONTE
SETEMBRO/ 2012
1 INTRODUÇÃO
A ÉTICA DA PROPAGANDA SOB O OLHAR DOS PUBLICITÁRIOS foi um estudo realizado por quatro professores do programa de pós - graduação em Administração da Universidade Nove de Julho de São Paulo.
Analisando estudiosos anteriores do tema em questão, percebeu-se que é grande o número de estudos que investigam a percepção dos consumidores sobre as propagandas, mas são poucos os que focam a percepção dos próprios publicitários sobre a ética na propaganda. Por meio de uma pesquisa feita com entrevistas em profundidade, os autores deste artigo procuraram então investigar o que pensam e como se sentem os publicitários em relação às questões éticas que enfrentam no seu cotidiano e na medida em que são conscientes de sua força em criar e modificar valores sociais, já que são agentes privilegiados na construção, modificação e difusão de gostos, idéias, opiniões, crenças e valores que moldam as atitudes em relação ao meio social.
O conjunto social em análise na pesquisa foi composto de uma amostra de 30 profissionais que atuam nos departamentos de criação, atendimento, mídia, produção e planejamento, em cargos de chefia: vice-presidentes, diretores, gerentes e supervisores de 27 agências de publicidade (pequeno, médio e grande porte), da cidade de São Paulo.
O estudo, na visão dos autores, será útil para os órgãos de defesa do consumidor, movimentos consumeristas, gestão pública e publicitária, que poderão refletir sobre suas práticas. Assim como para o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), cuja missão é zelar pela ética da publicidade, o que inclui “impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas”.
2 ESTUDOS ANTERIORES (principais autores)
Analisou-se que a publicidade é acusada e criticada por uma série de violações éticas,