Ética e legislação
A origem da palavra ética vem do grego ETHOS, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ETHOS grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”) que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto ETHOS (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por habito”. Portanto, ética e moral, pela própria etimologia diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem. A ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.
CONCEPÇÃO
* São valores relacionados à conduta do comportamento humano. Trata-se da reflexão de valores da vida.
* A ética tem por objetivo facilitar a realização das pessoas, que o ser humano chegue a realizar-se como pessoa.
* A ética pode ser um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou é o estudo sistemático da argumentação de como nós devemos agir (filosofia moral).
COMO SE APLICA O CÓDIGO DE ÉTICA DA PROPAGANDA 1. É imoral deturpar ou apresentar de maneira capciosa elementos de pesquisa ou estatísticas. Recomenda-se também que sempre que tais dados sejam utilizados como elemento fundamental de persuasão, mencione-se sua fonte de origem. 2. Com o objetivo de incentivar a produção de idéias novas de que tanto necessita a propaganda, presume-se sempre que a idéia pertence à Empresa criadora e não pode ser explorada sem que esta dela se beneficie. 3. O plágio, ou a simples imitação de outra propaganda, é prática condenada e vedada ao profissional.